COMISSÃO A3P.

INTRODUÇÃO.

Este capítulo destina-se a dar o suporte necessário aos servidores da comissão da A3P do campus Palmares, na localização de informações relativas à comissão. Assim sendo, os links de acesso ao conteúdo de interesse serão organizados nesta página, ficando as demais páginas voltadas para a contextualização das informações.

  1. Drive da comissão de gestão ambiental e comissão A3P.
    1. Drive da comissão.
  2. Sites de interesse da comissão.
    1. Ministério do Meio Ambiente.
    2. Adesão à A3P.
    3. Cursos do MMA (A3P e RESSOA).
  3. Outros (em atualização).

HISTÓRICO.

O Campus Palmares antes de sua mudança da sede provisória, localizada na FAMASUL, para a sede definitiva, já preocupava-se com questões ambientais. Apesar das limitações naturais inerentes aos campi da 3ª expansão do IFPE, uma comissão foi instituída com o objetivo de aderir à A3P.

Abaixo serão listados cronologicamente os principais acontecimentos até a adesão à A3P e posteriormente ao acesso ao RESSOA.

Abril de 2021

  1.  Levantamento de voluntários para composição das comissões de:
    1. Eventos;
    2. Memória do campus Palmares; e
    3. Gestão ambiental.
  2. Criação da pasta Documentação CGA no Google Drive e compartilhamento com os membros da comissão de gestão ambiental.
  3. Juntados os primeiros documentos de interesse da comissão de gestão ambiental.
  4. Elaborado o plano de atividades da comissão.

Julho de 2021

  1. Publicada a Portaria CPMR/IFPE nº 7, de 30 de julho de 2021 designando os servidores para compor a Comissão de Gestão Ambiental.
  2. Primeira reunião dos membros da comissão de gestão ambiental.

Agosto de 2021

Criação da subpasta documentos A3P , na pasta Documentação CGA e juntada de documentação pertinente a viabilidade de  adesão do Campus Palmares à A3P.

Setembro de 2021

Criação da subpasta envio da documentação para adesão na subpasta documentos A3P com os documentos necessários à adesão do campus Palmares à A3P.

Janeiro de 2022

O campus Palmares adere oficialmente à A3P, por meio de processo SEI/MMA cujos documentos probatórios estão arquivados na pasta documentos A3P. Foi publicado no diário oficial da união do dia 04 de janeiro de 2022, o extrato de adesão e o respectivo  número do processo (02000.006365/2021-14).

Março de 2022

A Comissão de Gestão Ambiental encerra as atividades com a emissão do relatório final. Como resultado do trabalho é instituída a Comissão Gestora da A3P no campus Palmares por meio da Portaria CPMR/IFPE no 50, de 31 de março de 2022.

Abril de 2022

A comissão gestora da A3P do campus Palmares inicia os trabalhos na elaboração do plano de gestão socioambiental.

Agosto de 2022

A comissão gestora da A3P finaliza o plano de gestão socioambiental do campus.

De setembro a dezembro de 2022

As unidades do campus Palmares começam a se preparar para a mudança. No final de dezembro inicia-se a mudança para a sede definitiva do campus Palmares.

De janeiro a setembro de 2023

Já nas novas instalações, os membros da comissão gestora da A3P concentram seus esforços nas atividades de seus respectivos cargos. A ambientação ao novo local, as intercorrências nas rotinas e as mudanças na composição da comissão, contribuíram para uma redução da produção nas atividades da comissão.

Novembro de 2023

O membro da comissão, Paulo Fernando, foi imbuído de realizar o preenchimento do RESSOA. No mesmo mês realizou o curso do RESSOA promovido pelo EAD MMA. Em ato contínuo, cadastrou o campus Palmares (Campus Palmares do IFPE) no RESSOA e solicitou acesso ao sistema para o preenchimento (perfil: cadastrador ressoa).

AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. (A3P)

Em construção.

RESSOA.

As informações contidas neste capítulo foram extraídas dos vídeos do curso RESSOA, ofertado de forma on-line pelo Ministério do Meio Ambiente(MMA). Além disso, no próprio ambiente de aprendizagem do curso, é disponibilizado o manual atualizado do sistema.

O que é o RESSOA?

É um sistema virtual de gestão socioambiental disponibilizado pelo MMA para as instituições com termo de adesão à A3P.

Ele foi disponibilizado em meados de 2015 e após uma série de ajustes e melhorias, no ano de 2017, passou a operar com todas as funcionalidades. Apenas as instituições com o termo de adesão à A3P possuem acesso pleno ao sistema.

Qual o objetivo do RESSOA?

Facilitar o acompanhamento das ações implementadas pelas instituições, assim como o monitoramento dos indicadores, permitindo uma análise quantitativa e qualitativa das atividades e a avaliação do alcance das metas.

O RESSOA permite que a instituição parceira possa realizar seu diagnóstico, definir metas, acompanhar mensalmente os indicadores, realizar ajustes e propor melhorias para o alcance dos resultados. Também possibilita a emissão de relatórios mensais ou anuais, a realização de comparativo ano a ano e a verificação de discrepâncias.

O preenchimento do RESSOA é voluntário, porém a sua utilização facilita a implementação de boas práticas de gestão socioambiental na instituição. Além disso estimula os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de sustentabilidade em suas tarefas rotineiras.

O RESSOA é um sistema exclusivo da A3P e tem como estrutura base os 6 eixos temáticos do programa A3P, quais sejam:

  1. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos;
  2. Gestão adequada dos resíduos gerados;
  3. Compras públicas sustentáveis;
  4. Construções sustentáveis;
  5. Qualidade de vida no ambiente de trabalho; e
  6. Sensibilização e capacitação dos servidores.

Assim os indicadores a serem preenchidos no sistema estão alinhados com os eixos temáticos do programa.

Por meio do RESSOA realiza-se o envio do relatório de monitoramento anual da A3P, dispensando a necessidade de relatórios em meios físicos. O controle e o acompanhamento de dados de consumo do órgão permite também o monitoramento do montante de recursos gastos com os diferentes tipos de materiais adquiridos pela instituição ao longo do tempo, facilitando a adoção de medidas voltadas ao aumento da eficiência e redução de gastos.

As instituições com o termo de adesão à A3P que preenchem todos os campos do RESSOA recebem o selo de monitoramento da A3P, com validade anual. A concessão do selo representa o reconhecimento do MMA pelo compromisso da instituição em implementar programa de responsabilidade socioambiental.

ACESSO AO SISTEMA.

Para acessar o portal RESSOA clique no link: Portal RESSOA.

Quando abrir a tela inicial de controle de acesso (Vide imagem acima), inicie seu cadastro clicando em usuário externo.

Após o cadastramento será necessário solicitar um perfil de acesso, clicando em USUÁRIO e depois clicar em SOLICITAR ACESSO.

Ressoa-1.jpg

É importante destacar que o print de tela abaixo, corresponde à solicitação de acesso e ao cadastro de um órgão no sistema. Ressoa-2.jpg

Como o Campus Palmares já foi cadastrado, preencha apenas os campus a seguir:

  1. Dados da solicitação:
    1. Sistema. Com a opção sistema de responsabilidade socioambiental-RESSOA.
    2. Perfil. De acordo com as opções abaixo.
      1. Administrador Geral. Nunca deve ser selecionado.
      2. Analista. Nunca deve ser selecionado.
      3. Cadastrador boas práticas. Perfil para quem vai apenas cadastrar boas práticas.
      4. Cadastrador RESSOA. Perfil para quem vai apenas preencher o sistema.
      5. Fiscal RESSOA. Perfil destinado a órgãos de controle ou universidades que realizem pesquisa.
      6. Gestor órgão parceiro. Perfil semelhante ao de cadastrador RESSOA, exceto pelo fato de que pode consolidar os registros lançados no sistema.
  2. Dados da configuração:
    1. Órgão. Como dito anteriormente, o campus Palmares já foi cadastrado. Portanto, procure e selecione o Campus Palmares do IFPE.
    2. Justificativa da solicitação. Será seguido o exemplo do vídeo correspondente do curso RESSOA.
      • "Solicito acesso ao órgão para o preenchimento do RESSOA."

Por fim é só aguardar o e-mail de confirmação.

CADASTRADOR RESSOA.

Em construção.

GESTOR ÓRGÃO PARCEIRO.

Em construção.

BOAS PRÁTICAS E RESSOA.

Em construção.