GSuite - Google Drive
Principais funcionalidade do Google Drive para o seu gerenciamento e seu uso.
- Configurações de compartilhamento
- Configurações de migração
- Gerenciar drives compartilhados
- Transferir propriedade
- Recursos e aplicativos
- Modelos
- Configurações do painel Atividade
- Resumo das principais configurações
- Acesso as configurações do Google Drive
- Migração do Dropbox para o Drive
- Migração do OneDrive para o Drive
- Acessar arquivos armazenados no Drive off-line
- Como funciona o Google Drive - Iniciantes
- Google Docs - Iniciantes
Configurações de compartilhamento
Opções de compartilhamento:
Compartilhamento fora de Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares
Selecione o nível mais alto de compartilhamento fora de Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares que você quer permitir:
DESATIVADO: Os arquivos que pertencem a usuários na unidade organizacional Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares não podem ser compartilhados fora de Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares. Isso também é aplicável aos arquivos em todos os drives compartilhados.
(Sub opções) Permitir que os usuários em Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares recebam arquivos de usuários fora de Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares.
DOMÍNIOS PERMITIDOS: Os arquivos que pertencem a usuários na unidade organizacional Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares podem ser compartilhados com Contas do Google em domínios permitidos compatíveis. Isso também é aplicável aos arquivos em todos os drives compartilhados.
- (Sub opção) No caso de arquivos que pertençam a usuários em Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares, avisar ao compartilhar com usuários em domínios permitidos.
- (Sub opção) Permitir que os usuários em Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares recebam arquivos de usuários fora dos domínios autorizados.
(Selecionada) ATIVADO: Os arquivos que pertencem a usuários na unidade organizacional Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares podem ser compartilhados fora de Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares. Isso também é aplicável aos arquivos em todos os drives compartilhados.
- (Selecionada) No caso de arquivos que pertençam a usuários em Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares, avisar ao compartilhar fora de Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares.
- (Selecionada)Permitir que os usuários em Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares enviem convites de compartilhamento para pessoas fora de Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares que não usem uma Conta do Google.
- Exigir que usuários externos façam login no Google para visualizar o arquivo;
- (Selecionada) Permitir que usuários externos visualizem o arquivo sem fazer login no Google;
- Permitir que os usuários em Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares publiquem arquivos na Web e os tornem visíveis para o mundo como arquivos públicos ou não listados.
Verificador de acesso
Quando um usuário compartilha um arquivo por meio de um produto do Google que não seja o Google Drive nem o Documentos Google (por exemplo, colando um link no Gmail), o Google verifica se o destinatário tem acesso. Se ele não tiver, quando possível, o Google solicitará que o usuário escolha se quer compartilhar o arquivo:
- (Selecionada) Apenas destinatários, Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares ou público (nenhuma Conta do Google exigida).
- Apenas destinatários ou Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares.
- Apenas destinatários.
Distribuindo conteúdo fora de Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares
Selecione quem terá permissão para distribuir o conteúdo na unidade organizacional Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares fora do domínio Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares. Isso restringe quem pode fazer o upload do conteúdo ou movê-lo para drives compartilhados de outra organização.
- (Selecionada) Qualquer pessoa;
- Somente usuários no domínio Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares;
- Ninguém.
Observações: As alterações podem levar até 24 horas para serem propagadas para todos os usuários. As alterações anteriores podem ser vistas no registro de auditoria.
Configurações de migração
Definir quem pode migrar arquivos nos drives compartilhados.
Opções do usuário
(não selecionada) Permitir que os usuários migrem arquivos para drives compartilhados.
Esta configuração permite que os usuários migrem arquivos para drives compartilhados. Os usuários precisam ter acesso para edição nos arquivos que eles querem migrar, e o proprietário dos arquivos precisa ser membro do drive compartilhado de destino.
Mais informações para mover conteúdo para um drive compartilhado
Como administrador, você pode permitir que os editores de arquivos da sua organização movam conteúdo para um drive compartilhado. Os administradores também podem migrar os arquivos e as pastas do Google Drive da sua organização para drives compartilhados.
Observação: a menos que seja necessário, não mova conteúdo entre drives compartilhados e outras pastas ou para fora da sua organização. Os itens nos drives compartilhados talvez contenham informações privilegiadas, e a migração pode dar acesso a pessoas que não devem ter essas informações.
Mover arquivos e pastas para um drive compartilhado
Antes de começar
Antes de mover arquivos ou pastas para um drive compartilhado, considere os seguintes pontos:
Acesso a arquivos e pastas
- Mover arquivos e pastas para um drive compartilhado altera a propriedade do usuário para o drive compartilhado.
- Quando você move um arquivo para um drive compartilhado, somente os participantes do drive compartilhado e as pessoas com quem o arquivo é compartilhado podem acessá-lo.
- Se o proprietário original de um arquivo estiver na sua organização, mas não for um participante do drive compartilhado, ele perderá a propriedade, mas ainda poderá acessar o arquivo como criador.
- Os arquivos movidos para um drive compartilhado não permanecem em outros locais do Drive, como Meu Drive, mas ainda podem ser acessados nas visualizações "Compartilhados comigo" e "Recentes" do usuário.
- Se um administrador mover uma pasta para um drive compartilhado, os arquivos na pasta, inclusive os ocultos, ficarão visíveis para todos os participantes do drive compartilhado. Você cria um arquivo oculto quando compartilha uma pasta com alguém, mas remove o acesso a um arquivo específico. Veja mais detalhes em
- Parar de compartilhar um arquivo.
Usuários fora da sua organização
- Os administradores não podem migrar pastas ou arquivos de usuários externos, mesmo se o usuário externo for um participante do drive compartilhado de destino.
- Os usuários externos não podem mover pastas para drives compartilhados na sua organização, mesmo que tenham o acesso "Administrador".
Arquivos do Google Sites movidos para drives compartilhados
- Se o proprietário original do site estiver na mesma organização que o drive compartilhado, o site publicado ainda ficará visível. Além disso, o arquivo do Sites associado ao site permanecerá acessível para os usuários com quem foi compartilhado.
- Se o proprietário original do site não estiver na mesma organização do drive compartilhado, o site publicado permanecerá visível. O arquivo associado não ficará acessível para pessoas que não sejam participantes do drive compartilhado, mesmo que tenha sido compartilhado com elas.
Links para pastas
- Quando você move uma pasta para um drive compartilhado, o link da pasta muda e aponta para a pasta do novo drive compartilhado. Você precisará atualizar os links das pastas que mover para drives compartilhados.
- O link direto de um arquivo não será alterado se você mover o arquivo para um drive compartilhado.
Permissões de arquivos e pastas
- Os usuários que não são participantes de um drive compartilhado mantêm as permissões nos arquivos compartilhados com eles, a menos que você selecione Impedir que pessoas que não são membros acessem os arquivos no drive compartilhado no Google Admin Console. Veja mais detalhes em Definir o acesso padrão a todos os novos drives compartilhados.
- As permissões de arquivo herdadas de pastas não são copiadas.
- Os usuários que têm acesso a uma pasta compartilhada não manterão o acesso se você mover a pasta para um drive compartilhado. Para conceder acesso a esses usuários, adicione-os como participantes ao drive compartilhado.
Permitir que os usuários movam arquivos para drives compartilhados
No Admin Console, você pode permitir que os usuários movam os próprios arquivos e os de outros usuários para os drives compartilhados.
Antes de começar
- O usuário que move os arquivos precisa ter acesso para edição aos arquivos que quer mover.
- Os proprietários precisam ser participantes do drive compartilhado de destino.
- Os usuários precisam ter o acesso "Colaborador", "Administrador de conteúdo" ou "Administrador" no drive compartilhado de destino. Veja mais detalhes em Níveis de acesso aos drives compartilhados.
- As permissões necessárias para os usuários podem entrar em conflito com outras configurações de compartilhamento definidas por você. Veja mais detalhes em Definir as permissões de compartilhamento dos usuários do Drive.
Permitir que os usuários movam arquivos para drives compartilhados
- Faça login no Google Admin Console. Faça login usando uma conta de administrador.
- Na página inicial do Admin Console, acesse Apps > G Suite > Google Drive e Documentos Google.
- Clique em Configurações de migração.
- Para aplicar a configuração a todos, deixe a unidade organizacional mãe selecionada. Caso contrário, selecione uma unidade organizacional filha ou um grupo de configuração.
- Ao lado de Opções do usuário, selecione Permitir que os usuários migrem arquivos para drives compartilhados.
- Clique em Salvar. Se você tiver configurado uma unidade organizacional ou um grupo, talvez seja possível usar as opções Herdar ou Modificar em uma unidade organizacional mãe ou a opção Cancelar configuração em um grupo.
+ Mover pastas do Drive para drives compartilhados como administrador
Para ajudar os usuários a adotar os drives compartilhados e incentivar a colaboração, os administradores podem mover pastas do Meu Drive para os drives compartilhados. Você só pode mover pastas de um usuário na sua organização.
Se você quiser mover pastas para drives compartilhados:
- Peça para os usuários concederem à sua conta de administrador acesso para visualização ou superior nas pastas.
- Peça para os usuários adicionarem você como um participante do drive compartilhado para onde as pastas serão migradas.
- Em um navegador da Web, abra drive.google.com e faça login com sua conta de administrador do G Suite.
- Expanda as pastas Meu Drive e Drives compartilhados para mostrar as pastas do Meu Drive que você quer migrar e as pastas do drive compartilhado para onde elas serão migradas.
- Arraste as pastas do Meu Drive para as pastas do drive compartilhado.
- Aceite a solicitação de confirmação para iniciar o processo de migração.
Observação: quando um administrador mover uma pasta para um drive compartilhado, os usuários com acesso a essa pasta no drive compartilhado, inclusive os que não tinham acesso a determinados arquivos, poderão acessar os arquivos que ela contém.
Conceder direitos de migração de administrador a um usuário
Para conceder privilégios de administrador a um usuário na sua organização e permitir que ele mova pastas do Meu Drive para drives compartilhados, escolha uma opção:
- Atribuir a função "Administrador de serviços": se você atribuir essa função, o usuário poderá gerenciar todos os serviços do G Suite no Admin Console, inclusive o Drive e o Documentos Google. Veja mais detalhes em Administrador de serviços e Atribuir funções de administrador a um usuário.
- Criar uma função personalizada: crie uma função para o usuário que permita apenas o gerenciamento do Drive e do Documentos. Veja mais informações em Criar funções de administrador personalizadas.
Importante: confirme que os usuários que recebem direitos de administrador entendem as consequências das ações, conforme descrito na seção Antes de começar acima.
Referência: https://support.google.com/a/answer/7374057
Gerenciar drives compartilhados
Gerenciar a associação de todos os drives compartilhados.
É possível gerenciar as configurações de drivers utilizados, com a opções abaixo descritas.
Gerenciar participantes
Nessa tela, é possível adicionar ou remover participantes. Além, de definir o perfil de cada usuário, sendo: Administrador, Administrador de conteúdo ou Colaborador.
Configurações
- (não selecionada) Impedir que participantes com acesso total modifiquem as configurações do drive compartilhado.
- Compartilhamento fora de Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares:
- Pessoas que não fazem parte de Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares podem ter acesso aos arquivos deste drive compartilhado;
- (selecionada) Somente as pessoas que fazem parte do domínio Instituto Federal de Pernambuco - Campus Palmares podem ter acesso aos arquivos deste drive compartilhado.
- Compartilhamento com pessoas que não são participantes:
- Somente os participantes deste drive compartilhado podem acessar os arquivos mantidos aqui.
- (selecionada) Pessoas que não são participantes deste drive compartilhado podem ter acesso aos arquivos dele;
- Fazer o download, copiar e imprimir:
- (selecionada) Permitir que leitores e comentaristas façam o download, copiem e imprimam arquivos neste drive compartilhado.
- Impedir os leitores e comentaristas de fazer o download, copiar e imprimir arquivos neste drive compartilhado.
Restaurar
Permite recuperar os arquivos ou drives compartilhados excluídos nos últimos 25 dias. Informando a data de início e de término. Em seguida clicar em RESTAURAR DADOS.
Criação de um driver compartilhado
Necessita acessar a ferramente Drive no seu próprio e-mail com o domínio de palmares.ifpe.edu.br. Em seguida, a selecionar a opção Drives Compartilhados e na área onde são apresentados os drives já existentes, clica-se com o lado direito do mouse. Surgirá a opção Novo drive compartilhado.
Por fim, defini-se um nome e depois clicar em criar.
Com o drive criado, você poderá adicionar novos participantes também por aqui e pode incluir seus arquivos que serão compartilhados com os demais participantes.
Transferir propriedade
Transfira a propriedade dos arquivos de um usuário para outro (útil ao excluir um usuário).
Informar a conta do usuário que passará a propriedade dos dados e para o usuário de destino da propriedade.
Recursos e aplicativos
Gerenciar os recursos e aplicativos disponíveis para os usuários no seu domínio.
Off-line:
- Permitir que os usuários ativem o acesso off-line (recomendado) (ATIVADA)
- Controlar o acesso off-line usando políticas de dispositivo
As cópias de arquivos recentes só serão sincronizadas e salvas nos dispositivos que você especificar com uma política gerenciada. Siga estas etapas para configurar e gerenciar uma política. Observação: os usuários perderão o acesso aos documentos off-line em todos os dispositivos se as políticas de dispositivos gerenciados não forem configuradas.
Stream de arquivos do Drive:
- Permitir o Drive File Stream na sua organização (ATIVADA)
- Permitir o Drive File Stream apenas nos dispositivos autorizados (Beta). Isso só permitirá o acesso nos dispositivos gerenciados pela sua organização. Essa lista de dispositivos autorizados pode ser definida aqui.
- Mostrar o link de download do Drive File Stream. Permitir que os usuários instalem o Drive File Stream fazendo o download de um instalador no app Drive para Web (ATIVADA)
- Permitir que os usuários ativem a presença em tempo real no Microsoft Office a partir do Drive File Stream. A presença em tempo real permite que os usuários vejam quem mais está editando os arquivos compartilhados do Microsoft Office (ATIVADA)
Google Drive:
- Permitir que os usuários façam o download, instalem e utilizem o Backup e sincronização (ATIVADA).
- Permitir o uso do Backup e sincronização, mas ocultar os links de download na interface do Google Drive. Escolha esta opção se você quiser usar o Windows MSI do Backup e sincronização para distribuir o aplicativo para sua empresa.
- Não permitir o Backup e sincronização na organização.
SDK do Google Drive:
- Permitir que os usuários acessem o Google Drive com a Drive SDK API (ATIVADA)
Criação de documentos: Criar novos arquivos no Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários e Desenhos.
- Permitir que os usuários criem novos arquivos (ATIVADA).
- Não permitir que os usuários criem novos arquivos. Os usuários ainda podem colaborar nos arquivos existentes.
Complementos:
- Permitir que os usuários instalem complementos do Documentos Google da loja de complementos. Os complementos do Documentos permitem que os usuários usem recursos do Documentos criados por outros desenvolvedores. Saiba mais Observação: As configurações acima não afetam a capacidade dos usuários de instalar esses aplicativos pelo G Suite Marketplace. Para gerenciar o acesso aos aplicativos do Marketplace, clique em "Configurações do G Suite Marketplace" em "Aplicativos". (ATIVADA)
Mostrar sugestões no Google Chrome:
- Permitir sugestões de arquivos do Google Drive para usuários que fizeram login sempre que uma pesquisa for realizada. Os usuários que fizeram login em uma conta do seu domínio verão sugestões relevantes de pesquisa dos arquivos do Google Drive que eles podem acessar no navegador Chrome. Para usar esse recurso, os usuários precisam gerenciar as configurações no navegador Chrome (recomendado) (ATIVADA).
- Desativar as sugestões de arquivos do Google Drive para usuários que fizeram login. Os usuários não verão sugestões relevantes de pesquisa de arquivos do Google Drive. Eles não verão uma opção para ativar esse recurso quando tiverem feito login em uma conta que pertence a este domínio em um navegador Chrome.
* Observação: As alterações podem levar até 24 horas para serem propagadas para todos os usuários. As alterações anteriores podem ser vistas no registro de auditoria.
Modelos
Gerenciar as configurações e categorias de modelo da sua organização.
Ativar modelos personalizados para sua organização: Permitir que os usuários na sua organização encontrem e usem modelos específicos da organização nas telas iniciais do Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários.
Configurações de envio de modelo
Gerenciar quem pode enviar modelos para a galeria da sua organização
- Aberta: qualquer pessoa na sua organização pode enviar modelos para a galeria de modelos da organização. Recomendado para organizações de pequeno porte (ATIVADA).
- Moderada: qualquer pessoa na sua organização pode enviar modelos, mas um administrador com o privilégio Modelos de Documentos precisa aprová-los para que eles apareçam na galeria de modelos. Recomendado para organizações de grande porte e escolas.
- Restrita: apenas administradores com o privilégio Modelos de Documentos podem enviar modelos para a galeria de modelos da organização.
Categorias: Gerenciar as categorias disponíveis para os modelos da sua organização
- Fundamentos
- Brochuras e boletins informativos
- Contratos, fichas de contratação e outros formulários
- Agendas e programações
- Finanças e contabilidade
- Cartas e faxes
- Rastreadores
- Relatórios e propostas
Configurações do painel Atividade
Gerenciar como o painel "Atividade" do Documentos funciona no seu domínio.
Ver histórico dos usuários:
Acesso ao recurso Ver histórico:
* Observações: As alterações podem levar até 24 horas para serem propagadas para todos os usuários. As alterações anteriores podem ser vistas no registro de auditoria.
Resumo das principais configurações
Acesso as configurações do Google Drive
Com sua conta de e-mail (domínio palmares.ifpe.edu.br) acesse o ícone de ferramentas e procure por Administração.
Confirmar a sua conta de e-mail e clicarem Próxima.
Na sequência é realizada a sua autenticação e novamente clicar em Próxima.
Na tela de administração, escolha a primeira opção (G Suite), conforme demarcada na imagem a acima.
Será exibido todos os serviços do G Suite, procure o Drive e Documentos (clicar).
Essa tela final mostra quantos usuários estão ativos e quantos usaram recentemente este serviço. Nesta tela, temos todas as configurações possíveis do Google Drive.
Migração do Dropbox para o Drive
Ambos os títulos dos tópicos abaixo são nomes comuns entre o Dropbox e o Drive.
Fazer upload de arquivos e pastas
Se você estiver usando a versão mais recente do Chrome ou do Firefox®, basta arrastar os arquivos diretamente do computador para a página do Drive no navegador.
Compartilhar arquivos e pastas e definir o acesso ao compartilhamento
Compartilhar com pessoas específicas
- Clique com o botão direito do mouse em um arquivo ou uma pasta e clique em Compartilhar;
- Em "Pessoas", digite o endereço de e-mail da pessoa ou do grupo para compartilhar;
- Clique em Editar e escolha o nível de acesso;
- Clique em Enviar.
Compartilhar com sua organização
- Clique com o botão direito em um arquivo ou uma pasta e clique em Compartilhar;
- Em "Gerar link", clique em Mudar o link para sua organização;
- À direita, clique na seta para baixo e escolha uma permissão;
- Clique em Copiar link e em Concluído;
- Cole o link em um e-mail ou no lugar onde você quer compartilhá-lo.
Definir a data de validade de um arquivo compartilhado
- Clique com o botão direito do mouse em um arquivo compartilhado e em Compartilhar;
- Clique em Avançado;
- Aponte para o nome de uma pessoa e clique em Timer History on;
- Altere a data;
- Clique em Salvar alterações e depois Concluído.
Pesquisar arquivos ou pastas
- Na caixa de pesquisa, digite uma palavra ou frase. Para agilizar a pesquisa, o Drive sugere termos de pesquisa e resultados conforme você digita;
- Clique em uma sugestão de arquivo para abri-la ou em uma sugestão de pesquisa para ver uma lista de resultados desse termo.
Filtrar arquivos e pastas (Dropbox) -> Classificar arquivos e pastas (Drive)
Na parte superior dos arquivos, clique em uma opção:
- Nome: ordena os arquivos em ordem alfabética pelo nome.
- Última modificação: ordena os arquivos pela última vez que alguém ou você alterou um arquivo ou que você abriu um arquivo.
Histórico de versões de arquivos (Dropbox) -> Gerenciar versões (Drive)
- No Drive, clique com o botão direito do mouse em um arquivo que não seja do Google e selecione Gerenciar versões. Você pode fazer o download de uma versão específica ou fazer upload de uma nova versão.
- No Documentos, Planilhas ou Apresentações, selecione Arquivo e depois Histórico de versões e depois Ver histórico de versões. É possível nomear uma versão específica ou fazer uma cópia de uma versão.
Disponibilizar arquivos off-line
- Instale a extensão Documentos Google off-line;
- No Drive, clique em Configurações Configurações e depois Configurações;
- Na seção off-line, marque a caixa Criar, abrir e editar seus arquivos recentes do Documentos, Planilhas e Apresentações. Google neste dispositivo off-line;
- Clique em Concluído;
- Clique com o botão direito em um arquivo e ative a opção Disponível off-line.
*Estas instruções são apenas para a Web.
Migração do OneDrive para o Drive
Ambos os títulos dos tópicos abaixo são nomes comuns entre o Dropbox e o Drive.
Fazer upload de arquivos e pastas
Se você estiver usando a versão mais recente do Chrome ou do Firefox®, basta arrastar os arquivos diretamente do computador para a página do Drive no navegador.
Compartilhar arquivos e pastas e definir níveis de permissão (OneDrive) -> Compartilhar arquivos e pastas e definir o acesso ao compartilhamento (Drive)
Compartilhar com pessoas específicas
- Clique com o botão direito do mouse em um arquivo ou uma pasta e clique em Compartilhar..
- Em "Pessoas", digite o endereço de e-mail da pessoa ou do grupo para compartilhar.
- Clique em Editar e escolha o nível de acesso.
- Clique em Enviar.
Compartilhar com sua organização
- Clique com o botão direito em um arquivo ou uma pasta e clique em Compartilhar.
- Em "Gerar link", clique em Mudar o link para sua organização.
- À direita, clique na seta para baixo e escolha uma permissão.
- Clique em Copiar link e em Concluído.
- Cole o link em um e-mail ou no lugar onde você quer compartilhá-lo.
Definir a data de validade de links compartilhados (OneDrive) -> Definir a data de validade de um arquivo compartilhado (Drive)
- Clique com o botão direito do mouse em um arquivo compartilhado e em Compartilhar.
- Clique em Avançado.
- Aponte para o nome de uma pessoa e clique em Timer History on.
- Altere a data.
- Clique em Salvar alterações e depois Concluído.
Pesquisar arquivos ou pastas
- Na caixa de pesquisa, digite uma palavra ou frase. Para agilizar a pesquisa, o Drive sugere termos de pesquisa e resultados conforme você digita.
- Clique em uma sugestão de arquivo para abri-la ou em uma sugestão de pesquisa para ver uma lista de resultados desse termo.
Classificar arquivos e pastas
Na parte superior dos arquivos, clique em uma opção:
- Nome: ordena os arquivos em ordem alfabética pelo nome.
- Última modificação: ordena os arquivos pela última vez que alguém ou você alterou um arquivo ou que você abriu um arquivo.
Controlar o histórico de versões (Dropbox) -> Gerenciar versões (Drive)
- No Drive, clique com o botão direito do mouse em um arquivo que não seja do Google e selecione Gerenciar versões. Você pode fazer o download de uma versão específica ou fazer upload de uma nova versão.
- No Documentos, Planilhas ou Apresentações, selecione Arquivo e depois Histórico de versões e depois Ver histórico de versões. É possível nomear uma versão específica ou fazer uma cópia de uma versão.
Disponibilizar arquivos off-line
- Instale a extensão Documentos Google off-line.
- No Drive, clique em Configurações Configurações e depois Configurações.
- Na seção off-line, marque a caixa Criar, abrir e editar seus arquivos recentes do Documentos, Planilhas e Apresentações. Google neste dispositivo off-line.
- Clique em Concluído.
- Clique com o botão direito em um arquivo e ative a opção Disponível off-line.
*Estas instruções são apenas para a Web.
Acessar arquivos armazenados no Drive off-line
Falhas na conexão com a Internet não impedem que você trabalhe no Google Drive. Cnfigure o acesso off-line para acessar e editar seus arquivos a qualquer hora, por exemplo:
- Trabalhe durante deslocamentos, mesmo sem acesso à Internet;
- Edite arquivos do Documentos, do Planilhas, do Apresentações e de outros produtos do Google durante falhas na conexão com a Internet;
- Trabalhe durante voos longos sem Wi-Fi.
Disponibilizar off-line arquivos que não são do Google no seu computador
- Instale o Drive File Stream, caso ainda não tenha feito isso;
- No computador, clique em Drive File Stream Drive File Stream
;
- Clique em Abrir o Google Drive Pasta
;
- Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou na pasta que você quer acessar off-line e selecione Drive File Stream > Disponível off-line.
Disponibilizar off-line arquivos do Google na Web
Configurar a disponibilidade off-line (apenas uma vez):
- Instale a extensão Documentos Google off-line;
- No Drive, clique em Configurações
> Configurações;
- Na seção off-line, marque a caixa Criar, abrir e editar seus arquivos recentes do Documentos, Planilhas e Apresentações Google neste dispositivo off-line;
- Clique em Concluído;
- Clique com o botão direito em um arquivo e ative a opção Disponível off-line.
Disponibilizar off-line arquivos do Google nos seus dispositivos móveis
- No dispositivo Android ou Apple® iOS®, abra o app Documentos, Planilhas ou Apresentações Google;
- Toque em Menu
> Configurações;
- Toque em Tornar os arquivos recentes disponíveis off-line.
Como funciona o Google Drive - Iniciantes
O que é o Google Drive?
O Google Drive é uma solução de armazenamento on-line lançada pelo Google em abril de 2012. Como objetivo de facilitar o dia a dia de quem precisa produzir e, ao mesmo tempo, armazenar conteúdo na internet, inclusive para realização de cópias de segurança. Permitindo o compartilhamento de conteúdo com outros usuários, com colaboração, inclusive, em tempo real, além da troca de mensagens e comentários de forma simples e intuitiva entre os colaboradores.
Quando trabalhamos em um ambiente offline, como o Microsoft Word, somos obrigados a salvar o material sempre que utilizamos uma nova máquina. Para dar continuidade no mesmo arquivo, é necessário que seja feita sua transferência entre os computadores.
Com a sincronização do Google Drive, todo o conteúdo é armazenado e salvo em um mesmo local, de forma automática. Isso significa que é possível continuar um trabalho em máquinas ou até mesmo redes de internet distintas, sem medo de perder o conteúdo, ou, inclusive, abrir em seu dispositivo móvel (caso você tenha o aplicativo do Google Drive baixado).
Há a possibilidade ainda pela edição off-line, a instalação da extensão no Chrome. Usado para quando você estiver em uma viagem ou local sem internet. Todo material é salvo na nuvem, com segurança, e pode ser acessado pelo usuário quando ele quiser.
Vantagens e desvantagens do Google Drive
Vantagens
1 - Armazenamento é realizado na nuvem, o que significa que todo o material sincronizado é direcionado para um servidor exclusivo do Google.
2 - A segurança de salvar arquivos na nuvem é gigante. Caso exista perda do equipamento físico, como o computador ou celular em que o material estava originalmente.
3 - Editor em nuvem é o fato dele ser uma plataforma intuitiva. Mesmo usuários com conhecimento básico podem aproveitar os recursos oferecidos.
4 - Pode ser utilizado de forma gratuita, sem a necessidade de comprar nenhum dos serviços.
Desvantagens
1 - Uma delas é que, boa parte dos serviços só pode ser realizada de forma virtual, ou seja, no ambiente online. Caso exista interrupção na conexão com a internet, fica difícil prosseguir com seu trabalho. Porém, existe a opção de ativar a edição offline, o que resolve parte do problema.
2 - A edição conjunta do material. Ter uma segunda ou terceira pessoa ajudando na criação dos documentos pode ser uma mão na roda. No entanto, caso os pensamentos não sejam coordenados, o trabalho pode acabar se tornando confuso e complicado.
Como utilizar o Google Drive?
Deve-ser ser um conta de e-mail que acesse a plataforma do Gmail. No caso, o domínio do próprio IFPE nos permite ter acesso a todos os aplicativos do Google. Com isso é necessário está logado com o e-mail.
Acessando o gmail, clica-se no botão de GoogleApps e seleciona o opção Drive.
A imagem acima representa a página inicial do Drive, onde é possível visualizar nossas pastas e arquivos que estão salvos, com isso, permitindo a edição ou exclusão desses arquivos. Bem como permite também a criação e compartilhamentos dos arquivos, em formato de Documento, Planilha ou Apresentação, etc. Nessa imagem também é visualizada a quantidade de armazenamento utilizado. Pode-se vê conteúdo que foram compartilhados comigo ou ainda Drivers Compartilhados, entre outras opções.
Navegando pelo Google Drive
Na imagem anterior, podemos ter acesso aos menus de criação de arquivos ou pastas. Podendo clicar no Botão + Novo ou na opção Meu Drive, ambas com as mesmas opções.
Criação de Pastas e Arquivos
Umas das maneiras de criar suas pastas e manter organizado seu Drive é pelo botão + Novo -> Pasta.
Em seguida é apresentada uma tela para ser definido o nome da parta e depois finaliza-se clicando em CRIAR.
Para Criação de Arquivos (no exemplo um Documento de Texto), clica-se no botão + Novo-> Documentos Google-> Documento em Branco. Há a possibilidade usar modelos já predefinidos de arquivos (por exemplo, uma carta, currículo, projeto, etc).
Na tela seguinte é apresentada o ambiente de trabalho, onde é possível realizar as formatações do texto e sua digitação, com recursos e opções bem semelhantes ao programa Word, da Microsoft. Nesta tela, podemos destacar no canso superior esquerdo, o nome do arquivo, com isso qual alterações realizado o processo de salvamento é automático. Outros itens presentes na tela é a régua, as barras de formatação e uma série de Menus.
Voltando para o Drive é possível visualizar o arquivo criado, com informações de Proprietário, Última Modificação e Tamanho do Arquivo.
Upload de arquivos
Para utilizar um arquivos já existe é possível fazer o upload deste arquivo do seu computador para o armazenamento no Drive. Para isso, Clica-se no botão Meu Drive (passo 1) e escolhe a opção Fazer upload de arquivos (passo2).
Abre-se uma janela para localizar o arquivo em seus unidades de armazenamento do computador, podendo ser um DVD, Disco Local ou Pen-driver. Após a localização do arquivos clica-se em Abrir. Neste passo é permitir enviar mais de um arquivo simultaneamente, desde que esteja na mesma pasta
No canto, inferior direito será apresentado a informação de conclusão do envio do arquivo.
Ao clicar no arquivo ele é aberto para visualização, vejam que é o arquivo de Texto. Então, para editar é necessário clicar no botão, Abrir com e selecionar o opção Documentos Google e você será encaminhado para a mesma tela do ambiente de trabalho apresentado na criação de documentos. Esta dinâmica de criação, upload e edição de arquivos do tipo Documentos é a mesma para arquivos de Planilha ou Apresentações.
Compartilhamento de documentos
Com seu Documentos aberto é possível edição deste arquivo simultaneamente com duas ou mais pessoas, para isso clica-se no botão Compartilhar, lado superior direito.
Nessa tela, que iremos definir quais são as pessoas e quais permissões elas terão. Então, o passo 1, será colocar os e-mail de cada pessoa que irá trabalhar no documentos (podendo ser a organização de trabalho em grupo ou escrever um artigo, por exemplo), a função de cada um ao definir as permissões (entre as opções: Leitor, Comentarista e Editor). Passo 3, é informar alguma mensagem de aviso (opcional) e por fim, no último passo, clicar em enviar. Lembrando que ao deixar selecionada a opção Notificar pessoas, será enviado automaticamente um e-mail de aviso a todos os envolvidos inseridos nos compartilhamento do arquivo.
Acesso a arquivos offline
Outro recurso útil é a capacidade de visualizar e editar arquivos, mesmo que você não tenha acesso à Internet. Tudo o que você precisa fazer é instalar a extensão do Google Docs offline para o Google Chrome.
Para ativar esta opção, você deve acessar as configurações do Drive, por meio deste link: drive.google.com/drive/settings e selecionando a opção destacada em Vermelho.
Depois de instalar e ativar as configurações do Google Drive, você poderá acessar determinados arquivos mesmo quando viajar ou não acessa a internet por algumas horas. Um círculo cinza com um raio aparecerá ao lado do nome do arquivo na janela, informando quando você estiver offline.
Uma das desvantagens disso, no entanto é que você só pode acessar arquivos offline que você mesmo criou e que não tenha compartilhado com ninguém. É necessário também já ter aberto o Google Drive no seu navegador para fazer isso. Os arquivos também podem ser acessados offline por meio dos aplicativos para dispositivos móveis, caso você tenha ativado em Configurações anteriormente.
Google Docs
O Google Docs é um editor de textos que funciona de forma similar ao Microsoft Word. Ele permite aos usuários digitar textos e realizar trabalhos dos mais diversos. Seja para um projeto da faculdade, um contrato ou a redação de um artigo publicitário, o Google Docs é ideal.
Mesmo materiais de maior complexidade, como um e-book, podem ser criados a partir do editor do Google Docs. Isso porque é muito fácil digitar, acrescentar elementos, incluir imagens, formatar a fonte, cor e qualquer outro detalhe do texto.
Ao abrir o Google Docs, temos um ambiente com uma Barra de Menu (1), Barra de Ferramentas (2) e no ícone (3) temos o
Google Sheets
Outra ferramenta que faz parte do pacote de recursos do Google Drive é o Google Sheets. Trata-se de um poderoso aplicativo de planilhas, surgido para competir de frente com o Excel, da Microsoft.
As planilhas são ótimas para a gestão de dados dos mais diversos. Assim como ocorre no programa Microsoft Excel, é possível aplicar fórmulas para simplificar o preenchimento das planilhas.
A grande diferença é que o Google Sheets pode ser acessado diretamente pelo navegador, sem a necessidade de instalação de programas no computador.
Ele pode ser muito útil para a realização das mais variadas tarefas, como o controle financeiro da empresa, financias pessoais, estatísticas de pesquisas acadêmicas, etc. Contar com uma ferramenta de gestão é fundamental para quem precisa manter suas atividades organizadas.
Google Slides
O Google Slides é uma poderosa ferramenta para a criação de apresentações. Entre os principais recursos dessa ferramenta, podemos listar:
Interação online com o público: é possível transmitir a apresentação de slides em tempo real com o público, passando os slides e fazendo a apresentação. Ao mesmo tempo, os telespectadores podem enviar perguntas para quem está fazendo a transmissão ao vivo.
Pesquisa integrada ao Google: todo o conteúdo que for utilizado na confecção da apresentação pode ser pesquisado diretamente no Google. Esse recurso é importante, pois permite checar fontes e conferir as informações utilizadas no material.
Colaboração online: é possível contar com o suporte de outras pessoas durante a realização do trabalho. A ferramenta de compartilhamento e colaboração estimula o trabalho em equipe.
Google Docs - Iniciantes
O Google Docs é um editor de textos que funciona de forma similar ao Microsoft Word. Ele permite aos usuários digitar textos e realizar trabalhos dos mais diversos. Seja para um projeto da faculdade, um contrato ou a redação de um artigo publicitário, o Google Docs é ideal.
Mesmo materiais de maior complexidade, como um e-book, podem ser criados a partir do editor do Google Docs. Isso porque é muito fácil digitar, acrescentar elementos, incluir imagens, formatar a fonte, cor e qualquer outro detalhe do texto.
Ao abrir o Google Docs, temos um ambiente com uma Barra de Menu (1), Barra de Ferramentas (2) e no (3) temos ícone de Tarefas usado para organizar as ações de desenvolvimento do documento, muito usado quando se há a colaboração de mais de um membro do trabalho.
Abaixo será explanado as principais funcionalidades encontradas no decorrer dos Menu presentes na ferramenta, com o objetivo de facilitar e ajudar a entender o uso da mesma.
Começamos pelo Menu Arquivo, tão presente nos mais diversos programas, sempre com mais funções de gerenciamento do arquivo, tais como:
1 - Novo: um arquivo em branco ou baseado em modelos, pode ainda invocar um novo arquivo das outras ferramentas (Planilha, Apresentação, Formulário ou Desenho);
2 - Abrir: busca e abertura de um arquivo já existente (atalho Ctrl+O);
3 - Fazer uma cópia: mais conhecido Salvar Como..., no pacote do Microsoft Office, que significa criar outro arquivo a partir de outro já existente e então, poder fazer novas alterações preservando o original e demais situações.
4 - Fazer o download: Um salvar e baixar em diferentes formatos, são eles: .docx, .odt, .rtf, .pdf, .txt, .html, ou .epub.
5 -
Google Sheets
Outra ferramenta que faz parte do pacote de recursos do Google Drive é o Google Sheets. Trata-se de um poderoso aplicativo de planilhas, surgido para competir de frente com o Excel, da Microsoft.
As planilhas são ótimas para a gestão de dados dos mais diversos. Assim como ocorre no programa Microsoft Excel, é possível aplicar fórmulas para simplificar o preenchimento das planilhas.
A grande diferença é que o Google Sheets pode ser acessado diretamente pelo navegador, sem a necessidade de instalação de programas no computador.
Ele pode ser muito útil para a realização das mais variadas tarefas, como o controle financeiro da empresa, financias pessoais, estatísticas de pesquisas acadêmicas, etc. Contar com uma ferramenta de gestão é fundamental para quem precisa manter suas atividades organizadas.
Google Slides
O Google Slides é uma poderosa ferramenta para a criação de apresentações. Entre os principais recursos dessa ferramenta, podemos listar:
Interação online com o público: é possível transmitir a apresentação de slides em tempo real com o público, passando os slides e fazendo a apresentação. Ao mesmo tempo, os telespectadores podem enviar perguntas para quem está fazendo a transmissão ao vivo.
Pesquisa integrada ao Google: todo o conteúdo que for utilizado na confecção da apresentação pode ser pesquisado diretamente no Google. Esse recurso é importante, pois permite checar fontes e conferir as informações utilizadas no material.
Colaboração online: é possível contar com o suporte de outras pessoas durante a realização do trabalho. A ferramenta de compartilhamento e colaboração estimula o trabalho em equipe.